A estação de Canoas foi inaugurada em 1874 pela The Porto Alegre and New Hamburg Brazilian Railway, nas terras da Fazenda Gravataí. O local deu origem à cidade, que começou a se formar durante a construção da ferrovia, onde alguns trabalhadores aproveitavam toras de madeira derrubada para produzir canoas. A vila, chamada de Capão das Canoas, desenvolveu-se rapidamente e passou a ser ponto de veraneio das famílias de Porto Alegre, de forma que, em 1885, eram anunciados oito trens ligando Porto Alegre a Canoas em cada domingo.
Em 1905, a estação e a linha foram assumidas pela Cie. Auxiliaire, e, em 1920, pela VFRGS. Já em 1907, o prédio da estação foi descrito em um livro daquele ano como sendo “uma casinha de alvenaria de tijolos, coberta de telhas de barro destinadas à bilheteria e à estação, com área de 5,50 m x 3,40 m”. A partir de 1909, a estação serviria às linhas de Caxias e de Porto Alegre-Uruguaiana, até 1937, quando foi aberta a variante ligando Diretor Pestana a Barreto, encurtando em 50 km a linha para Uruguaiana e evitando a passagem pela estação, que passou a atender apenas às linhas para Caxias e Canela. A cidade cresceu, e, em 1934, foi inaugurada uma nova estação, maior que a original, que era de madeira. Em 1939, a cidade virou município. Apesar de os trens suburbanos da Grande Porto Alegre terem trafegado até 1982, a estação teria sido desativada já nos anos 1970, depois disso servindo apenas como parada de embarque e desembarque.
Foi recuperada em 1983 pela Trensurb, mas não para uso como estação. Está desativada, ao lado da linha, e serve como fundação cultural. A cerca de 200 metros fica a estação da Trensurb, com o nome de Canoas-La Salle. A antiga estação foi tombada pelo município em 14 de abril de 2010. Atualmente, a Antiga Estação de Trem vem sendo utilizada para encontros de diversos grupos culturais, assim como para ensaios, apresentações e exposições relacionadas a dança.
Endereço:
Antiga Estação de Trem - Av. Victor Barreto, 2301 - Centro, Canoas - RS, 92310-000